Destaques Outras notícias

Hildo Rocha coordena Workshop da Mobilidade Urbana

O Secretário-Executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, coordenou o workshop realizado em Brasília pelo Governo Federal em parceria do Banco Mundial. O evento teve como objetivo apresentar propostas para solucionar os graves problemas de mobilidade urbana que atingem grande parte das médias e grandes cidades brasileiras.

Cases exitosos de regulação e financiamento do transporte público coletivo; planejamento nacional de longo prazo da mobilidade urbana; programa de fomento à eletrificação do transporte coletivo e estadualização e integração de sistemas de trilhos urbanos foram apresentados e debatidos por especialistas da Secretaria de Mobilidade urbana do Ministério das Cidades.

Participaram do workshop servidores das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e da secretaria de Mobilidade Urbana, consultores e funcionários do Banco Mundial. O evento foi realizado de forma híbrida (presencial e remota).

 

Esforço do presidente Lula

Na abertura dos trabalhos, o Secretário-Executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, falou sobre a importância do tema e destacou que uma das metas do governo do presidente Lula é melhorar as condições da mobilidade urbana, principalmente nos grandes centros urbanos.

“Esse tema é de grande importância para todos nós e o presidente Lula quer fazer com que os brasileiros possam se deslocar com mais conforto, mais tranquilidade, mais segurança mais facilidade e com custo menor. Pra isso é necessário encontrarmos formas para facilitar a vida de milhões de pessoas que diariamente precisam se locomover. Assim sendo, o Ministro Jader Filho tem se dedicado ao tema, se reúne frequentemente com a equipe do Ministério das Cidades, a fim de discutir os problemas e encontrar soluções. Este Workshop é parte do conjunto de ações que temos colocado em prática a fim de alcançarmos os objetivos desejados pelo presidente Lula e pelo Ministro Jader Filho”, explicou Hildo Rocha.

 

Melhorias do transporte público

O Secretário disse também que, por determinação do presidente Lula, o Ministério das Cidades deverá se esforçar a fim de que os recursos financeiros que serão liberados para investimentos na melhoria do transporte público não ocasionem efeitos adversos aos que se pretende alcançar.

“Esse é um cuidado especial que temos de valorizar. De nada adiantará investirmos em melhorias que eventualmente ocasionem impactos ambientais como aumento da poluição e efeitos emocionais negativos nas pessoas que usam transporte público. Sabemos que grande parte das pessoas usam transporte próprio em razão de deficiências no transporte público. Dessa forma, à medida em que houver melhorias no sistema de transporte coletivo menos carros irão circular, o fluxo de veículos será melhor e menos gases poluentes serão despejados no ar que respiramos”, explicou.

 

Principais temas debatidos

Após o pronunciamento de abertura do Secretário-Executivo, Hildo Rocha, o representante do Banco Mundial, Luis Alberto Andres também falou acerca da importância do evento. Entre os temas debatidos, dois mereceram destaque: questões tarifárias e as vantagens e avanços da Eletromobilidade.

 

Temas/palestrantes

  • Regulação e financiamento do transporte público: Gestão da Demanda de Mobilidade: Caso da Colômbia, Governo de Bogotá
  • Fundo de Estabilização Tarifária (FET), Ana Guerrini

 

Eletromobilidade

  • Veículos Elétricos na Índia, Bianca Bianchi
  • Ônibus elétricos no Chile, Tais Fonseca
  • Processo de descentralização e concessão de trens urbanos: Casos nacionais e internacionais, Jorge Rebelo
  • O modelo do consórcio de municípios da Região do Vale do Itajaí, Erica Requi.

 

Você também pode gostar...