Destaques Outras notícias

Em reunião no Ministério das Cidades, Hildo Rocha, Fábio Nahuz e Cristiano Barroso discutem proposta que dará nova utilidade para o Palácio do Comércio

O secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, o presidente da Associação Comercial do Maranhão, Cristiano Barroso e o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA), Fábio Nahuz, se reuniram a fim de discutir propostas que poderão selar o futuro do Palácio do Comércio, majestoso prédio histórico, construído em 1940, entre as praças Benedito Leite e Dom Pedro II, no centro de São Luis.

O secretário Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Hailton Madureira e a diretora do Departamento de Provisão Habitacional, Ana Paula Maciel Peixoto também participaram do encontro.

Hildo Rocha destacou que a ideia é fazer retrofit no prédio, adaptando-o para ser um imóvel residencial e comercial.

 

“Trata-se de uma ideia interessantíssima que, a partir desta reunião, ganha corpo, avança e tem tudo para se materializar. O prédio em questão, de propriedade da Associação Comercial do Maranhão, é belíssimo, muito bem localizado e pode, perfeitamente, ser reformado e adaptado para abrigar comércios na parte térrea e nos andares superiores famílias de baixa renda, através do PMCMV. A reunião foi importante porque tanto Cristiano Barroso quanto o Fábio Nahuz obtiveram informações precisas acerca do que pode ser feito a fim de que esse imponente prédio histórico da cidade de São Luis volte a ter uma utilidade digna”, sublinhou Hildo Rocha.

Símbolo de uma época glamorosa

Foto: Karlos Geromy/O Imparcial

Inaugurado em maio de 1943, o Palácio do Comércio é símbolo de uma época glamorosa em que a cidade de São Luis vivenciava grandes transformações sociais.

No auge do seu funcionamento, o Palácio do Comércio dispunha de salão nobre na cobertura, possuía bares, restaurante e lojas que movimentavam o comércio do centro da capital maranhense; a Associação Comercial do Maranhão; o Museu Comercial, Industrial e Agrícola do Estado e o famoso Hotel Central organização que durante muitos anos despontava como o melhor da cidade.

Declínio

Mas, o glamour do Hotel Central não resistiu às transformações decorrentes das mudanças econômicas e sociais ocorridas ao longo dos anos. Assim, durante a década de 1990, o Palácio do Comércio foi, aos poucos, perdendo sua elegância, sua imponência.

Ainda nos anos 90, as dependências do prédio foram alugadas e ocupadas pela Prefeitura de São Luís. Assim, o Palácio do Comércio ganhou nova utilidade e uma sobrevida. Quase uma década depois, o prédio teve sua fachada restaurada, nova iluminação e reparos no subsolo, térreo e segundo piso.

Porém, o contrato de aluguel com a prefeitura foi encerrado, o prédio foi desocupado e, desde então, o que outrora fora símbolo de luxo e grandeza está à espera de um novo desfecho capaz de lhe devolver a imponência e importância que um dia teve.

Agora, como desdobramento do que foi discutido na reunião dos representantes do Sinduscon e da ACM, com o secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha e o Secretário de Habitação, Hailton Madureira, vislumbra-se grande possibilidade de que isso venha a acontecer, em breve.

“Queremos agradecer ao Dr. Hildo Rocha, pela receptividade e pelos esclarecimentos acerca das possibilidades de recuperação desse importante prédio que completou 80 anos, agora em 2023. A Associação Comercial do Maranhão, entidade que vai fazer 170 anos, é a quinta mais antiga e uma das entidades mais tradicionais do nosso país. Então, queremos realmente agradecer pela disponibilidade, pela ajuda e quiçá conseguiremos, dar continuidade ao que foi discutido no dia de hoje”, sublinhou Cristiano Barroso, presidente da ACM.

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA), Fábio Nahuz, também ficou satisfeito com a reunião realizada na secretaria executiva do Ministério das Cidades que teve como objetivo viabilizar a revitalização do Palácio do Comércio.

“Quero agradecer, Hildo Rocha, por essas parcerias que nós temos feito, trazendo soluções para o Maranhão. Já vim aqui diversas vezes, para tratar sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida e hoje estou acompanhado do Cristiano Barroso, presidente da Associação Comercial do Maranhão, a fim de discutirmos sobre a recuperação do Palácio do Comércio, prédio importantíssimo que faz parte da história de São Luis. Portanto, a vinda de Cristiano aqui, pra entender melhor esse processo, é muito importante e a gente quer te agradecer, Hildo”, declarou Fábio Nahuz, presidente do Sinduscon.

Você também pode gostar...