Destaques Outras notícias

Em evento promovido pela Associação Nacional da Indústria Cerâmica Hildo Rocha fala sobre impactos positivos gerados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, para a indústria da construção civil

O secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, foi um dos palestrantes convidados para o 50º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, promovido pela Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), na cidade de Fortaleza.

O evento que foi patrocinado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e SESI Ceará é considerado uma vitrine de oportunidades para negócios, tecnologia e atualização do segmento que reuniu empresários de todo o Brasil com destaque para a região Nordeste e da América do Sul.

A Anicer convidou também associações de cerâmica de países como Paraguai, Argentina e Colômbia para se unirem à iniciativa e fortalecerem a participação internacional. Além disso, o Sindcerâmica do Ceará mobilizou também seus parceiros para engajamento nos Fóruns e Minicursos do evento.

Impactos positivos gerados pelo Programa Minha Casa Minha Vida

Na exposição que fez aos participantes, Hildo Rocha destacou que a nova versão do Programa Minha Casa, Minha Vida, lançado pelo presidente Lula no início deste ano, contém mudanças importantes que favorecem a indústria da construção civil e, logicamente, o segmento da indústria de cerâmica vermelha de todas as regiões do Brasil.

“A meta estabelecida pelo presidente Lula prevê a construção de dois milhões de unidades habitacionais para população de baixa renda, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida e grande parte dessas habitações utilizam tijolos e telhas de cerâmicas. Obviamente que isso implica em grande incremento para esse importante setor da indústria brasileira”, destacou Hildo Rocha.

Produtos de qualidade reconhecida

O secretário ressaltou também que as cerâmicas vermelhas são produtos de boa qualidade, que duram muito e uma das preocupações do setor é o avanço de métodos construtivos que utilizam materiais que não asseguram a mesma garantia, que não tem a mesma qualidade que tem as cerâmicas vermelhas.

“A preocupação dos empresários do setor, no quesito qualidade, é também uma preocupação do Ministério das Cidades. A recomendação do presidente Lula e do Ministro Jader Filho, é que todas as unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida sejam construídas com materiais de boa qualidade e que tenham bom acabamento. Essa é, portanto, uma preocupação que eu também tenho e, justamente por isso, que aqui estou para afirmar o nosso compromisso com a qualidade dos nossos empreendimentos habitacionais”, sublinhou Hildo Rocha.

Otimismo renovado

O presidente da Anicer, Waldyr de Moraes, destacou a importância da participação de Hildo Rocha no evento e manifestou interesse em fortalecer o relacionamento entre o setor e o governo federal, por meio do Ministério das Cidades.

“Foi muito bom saber que Hildo Rocha, secretário executivo do Ministério das Cidades, é um defensor do segmento empresarial que a nossa entidade representa e nós vamos encaminhar um ofício para que possamos ter maior participação, dentro do Ministério das Cidades, em termos de normatização, fixação de metas e outros temas relevantes para a indústria de cerâmica vermelha”, disse Moraes.

Negócios e Inovação em Foco

Henrique Nora Júnior (Firjan), Waldyr de Moraes Júnior (Anicer), Hildo Rocha (secretário executivo do Ministério das Cidades) e Sandro Silveira (vice-presidente da Anicer)

A presença de mais de 50 marcas do Brasil, EUA e Europa, possibilitou uma visão bem ampla do que há de mais moderno em máquinas e equipamentos para a indústria cerâmica.

O “Espaço de Negócios” também proporcionou uma vitrine de inovação e tecnologia, fornecendo um terreno fértil para intercâmbio de conhecimento e modernização das fábricas.

Você também pode gostar...