Destaques Outras notícias

Instituições que defendem o meio ambiente apresentam a Hildo Rocha o “Projeto Mar Circular”

O secretário executivo do Ministério das Cidades, se reuniu com representantes de instituições que defendem o meio ambiente saudável para tratar sobre o “Projeto Mar Circular: Construindo Soluções”, iniciativa que conta com o apoio do Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Segurança Nuclear e Proteção ao Consumidor (BMUV).

O projeto tem como finalidade essencial proporcionar meios para amenizar os impactos ocasionados pelo descarte de resíduos em espaços inadequados e nos mares.

Economia circular

Um aspecto relevante que norteia formatação da ideia é o conceito de economia circular, questão que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

A economia circular baseia-se em repensar a forma de desenhar, produzir e comercializar produtos para garantir o uso e a recuperação inteligente dos recursos naturais. Trata-se de um aperfeiçoamento do sistema econômico atual, que visa um novo relacionamento com os recursos naturais e a sua utilização pela sociedade.

Entre as principais ações da iniciativa, estão a distribuição de copos retornáveis pela rede hoteleira e a instalação de máquinas para venda de água a granel.

“O Projeto Praia Circular é uma excelente ideia. Como resultado das ações previstas, a proposta resultará em grande transformação social, ambiental e econômica com impactos relevantes no setor ambiental porque haverá uma grande redução de plásticos nos rios, mares e oceanos. O presidente Lula e o ministro das Cidades, Jader Filho, apoiam todas as iniciativas que tenham como finalidade melhorar o meio ambiente e a qualidade de vida nas cidades brasileiras”, destacou Hildo Rocha.

A previsão é de que sejam implantados projetos-piloto no Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, Pará, Distrito Federal e mais sete Estados brasileiros.

Participaram do encontro, além de Hildo Rocha, secretário executivo do Ministério das Cidades, Leonardo Carneiro Monteiro Picciani Secretário Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA); Luiz Gonzaga, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre); Christiane Dias Pereira, Coordenadora do Projeto e a Dr. Teresa Mendes, juíza que colabora voluntariamente com a iniciativa por meio de capacitação para apenados que são inseridos no projeto, entras personalidades que também participam da iniciativa.

 

Você também pode gostar...