O deputado federal Hildo Rocha usou a tribuna da Câmara Federal para denunciar a situação caótica em que se encontra o Hospital Regional de Grajaú. Inaugurado em 2011, pela então governadora Roseana Sarney, para atendimentos de urgência e emergência, a unidade passa por uma crise que se avoluma a cada dia. De acordo com Hildo Rocha, o problema decorre da falta de atenção por parte do governo estadual.
“Essa unidade foi implantada para atender uma população estimada em 500 mil pessoas, de vários municípios da região. Mas, agora, em consequência de problemas administrativos o atendimento é precário, falta quase tudo inclusive materiais básicos, essenciais para o atendimento como luvas e sondas. Como se isso fosse pouco, por questões políticas o hospital não aceita ajuda, não quer o socorro do município, não aceita doações da prefeitura. Para piorar a situação, os profissionais estão com os salários atrasados. É praticamente impossível prestar um bom serviço diante dessa situação”, declarou o parlamentar.
O governador desconhece a realidade?
Hildo Rocha disse que provavelmente o governador Flávio Dino não tem conhecimento acerca da gravidade em que se encontra o Hospital Regional de Grajaú.
“Eu tenho certeza de que o Governador do Maranhão não tem conhecimento do que está acontecendo naquele hospital. Tenho certeza, que ele não sabe porque se soubesse não deixaria isso acontecer em Grajaú a terra onde o pai dele nasceu, onde o pai dele se criou e onde ele teve, nas duas eleições, a maioria dos votos”, enfatizou.
Providências
Rocha ressaltou que possivelmente, depois de tomar conhecimento do caso, por meio do pronunciamento que ele fez na tribuna, o governador vai tomar providências. “Acredito que o governador vai melhorar a direção do hospital, fazer com que ele seja realmente um hospital público para atender as pessoas de acordo com o princípio da impessoalidade, seja eleitor de A, seja eleitor de B e vai também respeitar os servidores”, declarou.
Ainda de acordo com o parlamentar, o Secretário de Saúde parece ser uma pessoa que tem a intenção de melhorar a saúde do Estado do Maranhão. “Acredito que o Secretário de Saúde e os representantes do governador na Câmara dos Deputados sejam bem intencionados. Assim sendo, certamente, junto com o governador, eles irão adotar medidas urgentes a fim de acabar com a grave crise do Hospital Regional de Grajaú que afeta aproximadamente 500 mil pessoas”, declarou Hildo Rocha.