O secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, participou da 1ª reunião da Frente Parlamentar da Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável. O evento marcou a criação da Frente Parlamentar da Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, colegiado que será presidido pelo deputado federal Fernando Marangoni (União/SP).
A posse da primeira diretoria da FPDUS foi prestigiada por parlamentares, membros do governo federal, entidades e representantes setoriais
Ideia maravilhosa
De acordo com Hildo Rocha, a criação da Frente Parlamentar da Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável é uma ideia maravilhosa.
“Tenho certeza de que vai ajudar muito o desenvolvimento habitacional do nosso país. O Brasil tem enorme déficit habitacional, é uma dívida que nós temos com a população porque o direito à moradia é uma garantia constitucional. Todo cidadão tem o direito de ter um lar para morar com dignidade, para viver com sua família. O deputado Marangoni, que vem dessa área, conhece profundamente o setor, é, portanto, a pessoa ideal para dirigir essa entidade que tenho certeza somará esforços com o presidente Lula e com o ministro Jader de construir dois milhões de casas até o final do governo. Isso é importante para a economia e para a construção civil porque esse é um setor que gera muitos empregos. Estou aqui para abraçar essa causa”, afirmou Hildo Rocha.
Diálogo e colaboração
Marangoni destacou os principais objetivos da frente parlamentar, falou sobre os principais projetos em pauta no Congresso Nacional e elencou algumas ações que serão desenvolvidas durante o seu mandato.
O parlamentar enfatizou que a instituição irá servir como ele entre os atores que representam o segmento, a partir da construção de consensos e da formulação de estratégias efetivas.
“Nós temos muitas coisas boas pra fazer e precisamos nos unir em torno da pauta do setor habitacional e do desenvolvimento urbano para que possamos avançar nos projetos prioritários que estão em tramitação no Congresso Nacional”, destacou o parlamentar.
Marangoni, que também coordena outras três frentes parlamentares (Saneamento Básico; Resíduos Sólidos e Consórcios), disse que a presença de Hildo Rocha no evento é um indicativo de que o governo do presidente Lula pretende trabalhar em sintonia com o colegiado que foi criado para enriquecer os debates e as deliberações em torno da do desenvolvimento nacional.
“É uma honra muito grande ter o secretário executivo do Ministério das Cidades, o meu amigo Hildo Rocha, que foi um grande parlamentar e já tem muitos serviços prestados ao Brasil. Hoje, Hildo Rocha está aqui representando o presidente Lula e ministro Jader Filho, para trazer as boas notícias do que o governo está fazendo em prol da população mais carente que tanto necessita de moradias dignas. Obrigado, amigo, pela sua presença. É uma honra tê-lo entre nós neste evento histórico”, enfatizou Marangoni.
Posse dos coordenadores temáticos e regionais
Durante a reunião também foram empossados os coordenadores temáticos; debate sobre o programa Minha Casa, Minha Vida, seus vetos e os próximos passos no legislativo para sua efetiva consolidação. E palestra do professor Cláudio Bernardes, engenheiro civil e mestre em Engenharia pela University of Sheffield, ex-presidente do Secovi-SP e professor universitário.