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“Autoridade Metropolitana de Transporte como Agente de desenvolvimento da Mobilidade Estruturante” foi tema de palestra realizada por Hildo Rocha em Brasília

O secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, foi um dos palestrantes do Fórum de Mobilidade da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), nesta quarta-feira, em Brasília.

A 2ª edição do Fórum de Mobilidade reuniu representantes governo federal, dos governos estaduais, legisladores, formadores de opinião, investidores e a iniciativa privada para debater as propostas voltadas aos investimentos e a ampliação do transporte estruturante.

Hildo Rocha, falou sobre o tema “Autoridade Metropolitana de Transporte como Agente de desenvolvimento da Mobilidade Estruturante”. Além do assunto defendido por Hildo Rocha, também foram discutidos os seguintes temas: Desenvolvimento do Transporte Metroferroviário Urbano; A retomada dos trens regionais de passageiros e Avanço dos projetos e atração de investimento.

Mobilidade urbana é prioridade do governo Lula

Hildo Rocha destacou que mobilidade urbana, além de ser uma das atribuições do Ministério das Cidades é também um dos temas de grande interesse do presidente Lula e do Ministro Jader Filho.

“Existem, no Brasil, diversos exemplos bem-sucedidos de governança de sistemas integrados de transporte urbano que devem servir como referencial para implantação de outros modelos que possam contribuir para o aprimoramento do sistema de transporte coletivo nas cidades brasileiras. Esse é um tema que o presidente Lula e o Ministro Jader colocaram como prioridade do Ministério das Cidades e nós estamos trabalhando a fim de alcançarmos os objetivos e as metas que a população deseja”, sublinhou.

Região Metropolitana de Recife: um bom exemplo

Hildo Rocha, enfatizou que a região metropolitana da grande Recife, capital de Pernambuco, possui um excelente modelo de governança e um eficiente sistema integrado de mobilidade urbana. Na região metropolitana do Recife moram atualmente mais de cinco milhões de pessoas.

“O sistema integrado de Recife é composto por ônibus, metrô e VLT. São 394 linhas que totalizam 25 mil viagens por dia e abrangem 14 cidades da região metropolitana. Os usuários pagam R$ 4 reais e tem direito a utilizar três tipos de modais (ônibus, metrô e VLT) que fazem parte do sistema. Esse é, portanto, um modelo que nós defendemos porque é um sistema integrado que funciona bem, atende satisfatoriamente a população. Não é o modelo ideal, mas é um modelo de governança eficiente, formado por meio de um consórcio público composto por 14 municípios e mais o estado. O Grande Recife Consórcio de Transporte opera todo o sistema que conta com 11 empresas privadas e uma empresa pública do Governo Federal, a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), que é vinculada ao Ministério das Cidades”, explanou Hildo Rocha.

Mobilidade urbana segura e inclusiva

Na abertura da 2ª edição do Fórum de Mobilidade, o responsável pela implantação da Política Nacional de Mobilidade Urbana, Ministro das Cidades, Jader Filho ressaltou que a recriação do Ministério tem como uma das principais finalidades proporcionar à população, em todos os cantos do Brasil, o acesso à mobilidade urbana de forma segura e socialmente inclusiva e sustentável.

“Uma das razões que o presidente Lula recriou o Ministério das Cidades é para que possamos promover políticas públicas para diversas áreas. Mas uma das pautas principais é a mobilidade urbana. É uma preocupação que tenho relatado constantemente com a equipe técnica”, afirmou.

Pacto federativo

O ministro reforçou também a relevância do pacto federativo e de um diálogo transparente para que as ações e projetos beneficiem mais pessoas com eficiência, apesar dos desafios enfrentados nos últimos anos.

“Precisamos discutir a mobilidade de uma maneira geral. Nosso modelo passa por momento crítico, e se não houver uma ampla discussão sobre o tema, todos pagaremos no futuro. Precisamos juntos – e quando eu digo juntos, me refiro à União, estados, municípios, entidades e sociedade – discutir saídas, que modelo precisamos adotar. Não é uma discussão simples”.

O gestor da pasta citou os investimentos previstos. “Para a CBTU, estão previstos cerca de R$ 260 milhões e para a Trensurb, R$ 90 milhões em 2023. Somando estes valores aos R$ 6,2 bilhões da Secretaria de Mobilidade Urbana, perfazem um total de R$ 6,6 bilhões para o setor este ano”, destacou o ministro das Cidades.

ANPTrilhos

ANPTrilhos – Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, criada com o objetivo de promover o desenvolvimento e o aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.

O transporte de passageiros sobre trilhos tem um importante papel na mobilidade de mais 8 milhões de brasileiros, que utilizam, atualmente, os sistemas metroferroviários todos os dias. O Fórum de Mobilidade ANPTrilhos tem como foco proporcionar o espaço para o debate visando o aumento nos investimentos do setor, proporcionando mais qualidade de vida para as pessoas e qualidade ambiental para as cidades.

 

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