O que é preciso para se fazer uso eficaz das redes sociais em prol dos pequenos negócios e obter êxito no mundo digital? As respostas para esse questionamento foram debatidas pelo Meta Boost, programa global de capacitação e treinamento que ajuda gratuitamente pequenos empreendedores preparando-os para aproveitar melhor as potencialidades das mídias sociais.
Após quase dois anos no formato online, a capital do Maranhão foi escolhida para sediar a primeira edição presencial do Meta Boost, evento, promovido pela Meta, controladora do Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp.
Atento às dificuldades das pequenas e microempresas maranhenses, impostas pela economia pós-pandemia, o deputado federal Hildo Rocha, colaborou para que o evento fosse realizado em São Luis. Além de ter contribuído para trazer o evento para São Luis, o parlamentar maranhense também participou na condição de palestrante.
Hildo Rocha enfatizou que a pandemia gerou inúmeros e problemas provocou grandes dificuldades em praticamente todos os setores sociais, especialmente na economia.
“Milhares de empresas de pequeno porte foram sufocadas. Algumas estão, aos poucos se reorganizando e retomando as suas atividades, outras, entretanto, ainda não tiveram essa oportunidade. Assim sendo, o momento exige criatividade e o mundo digital é um terreno fértil para a prática de iniciativas inovadoras, arrojadas e criativas. Portanto, este evento funciona como estímulo aos nossos pequenos empreendedores mostra alternativas, apresenta casos de sucesso e fornece dicas e sugestões para quem deseja usar as redes sociais como elemento de propagação, de difusão dos seus negócios”, comentou o parlamentar.
Geradores de empregos
Hildo Rocha ressaltou que as micro, pequenas e médias empresas tem demonstrado admirável capacidade de resistência e de superação. “O mundo passa por grandes e desafiadoras dificuldades no setor da economia. Apesar desse cenário sombrio, os pequenos negócios estão se recuperando e já respondem por aproximadamente 73% das vagas de empregos que foram criadas este ano. Ou seja, são as microempresas e os empreendimentos de pequeno porte que estão fazendo a economia voltar a girar e, sem dúvida, as redes sociais são ferramentas fundamentais para quem queira empreender”, afirmou.
Mundo digital
O parlamentar enfatizou que as novas tecnologias de comunicação digital criam possibilidades inimagináveis. “As pessoas foram forçadas a buscarem alternativas para as dificuldades que surgiram no rastro da pandemia. Nesse contexto, o mundo mudou, agora tudo acontece de forma muito mais rápida, a pandemia acelerou as transformações sociais e as possibilidades do mundo digital não podem ser desperdiçadas”, declarou Hildo Rocha.
Na edição de São Luís, a primeira cidade do Brasil a receber o formato exclusivo do Meta Boost em 2022, especialistas da equipe de pequenas empresas da Meta, mostraram aos participantes como utilizar as novas funcionalidades do Facebook, Instagram e WhatsApp Business para potencializar seus negócios e impulsionar suas campanhas de divulgação.
Além de mostrar cases locais de sucesso, com a presença de empreendedores com negócios no Maranhão, o Meta Boost também contou com a presença de Ricardo Vilella e Marconi Machado, Gerentes da área de Políticas Públicas da Meta.
Além dos eventos online e presenciais, o Meta Boost também mantém um Grupo no Facebook para incentivar a conexão e a troca de experiências entre os empreendedores em todo o Brasil.