Destaques Outras notícias

Hildo Rocha prestigia lançamento do selo comemorativo dos 50 anos do Boi de Morros, na Casa do Maranhão, em Brasília

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) participou do grande Arraiá na Casa do Maranhão, em Brasília, promovido com a finalidade de promover o lançamento do selo comemorativo dos 50 anos do Boi de Morros.

O tradicional grupo folclórico morroense, patrimônio cultural e imaterial do Maranhão e do Brasil, foi a atração principal da programação que incluiu também apresentação do Boi do Seu Teodoro, brincadeira maranhense que migrou para o Distrito Federal, no início dos anos 60, por iniciativa do casal Teodoro Freire e Maria Sena e uma performance de tambor de crioula.

O evento marcou também a recuperação da sede da Casa do Maranhão, que contou com a ajuda do ex-presidente José Sarney, patrono da instituição.

Washington Luís, secretário de representação do Maranhão em Brasília; Gilza Everton, presidente da Casa do Maranhão e deputado federal Hildo Rocha

“O Bumba Meu Boi de Morros, que em 2025 completará 50 anos de existência, é um grupo folclórico que orgulha o Maranhão. Estou aqui a convite da diretoria do Bumba Meu Moi de Morros. Obviamente que isso é motivo de honra, me sinto feliz por poder participar deste momento marcante da cultura maranhense e eu não poderia deixar de parabenizar o nosso querido amigo Lobato, por esse trabalho maravilhoso que ele faz em favor da cultura maranhense, levando a nossa história, as nossas tradições para o Brasil e para o mundo. Parabenizo também a nossa amiga Gilza Everton pelo eficiente trabalho que ela realiza no comando da Casa do Maranhão, entidade criada com o intuito de reunir maranhenses que vivem no Distrito Federal”, declarou Hildo Rocha.

Um evento pra “matar a saudade da nossa terra”

Deputado federal Hildo Rocha e a presidente da Casa do Maranhão, Gilza Everton

A presidente da Casa do Maranhão, Gilza Everton, destacou a importância do evento e agradeceu ao deputado Hildo Rocha pelo apoio que o parlamentar concede à instituição.

“Deputado Hildo Rocha, é uma honra muito grande trazer o Boi de Morros aqui para comemorar o lançamento do selo comemorativo dos 50 anos do grupo e matar a saudade da nossa terra e do nosso povo, por meio desse espetáculo lindo que retrata o que há de mais bonito na cultura popular do Maranhão”, comentou a gestora.

A Casa de todos os maranhenses

Gilza destacou também a emoção de poder receber tantos convidados ilustres em um evento tão significativo para a cultura popular do estado.

Secretário de Turismo de Brasília, Cristiano Araújo; ministro Sarney Filho; deputado federal Hildo Rocha e Washington Luís, secretário de representação do Maranhão em Brasília

“A Casa do Maranhão é a casa de todos os maranhenses. Deputado, quero aproveitar a sua presença, aqui representando a bancada federal do Maranhão, para dizer que sou muito grata a todos os deputados federais do Maranhão. Sempre sou bem recebida, tratada com respeito e muita atenção por todos os parlamentares que representam o Maranhão na Câmara”, destacou Gilza.

Carnaval, São João e São José

Gilza informou que pretende promover, na Casa do Maranhão, outros eventos icônicos da cultura maranhense. “Pretendo trazer o carnaval do Maranhão, o São João e a festa de São José de Ribamar para a Casa do Maranhão”, anunciou.

Gratidão aos apoiadores

Gilza ressaltou que a realização do Arraiá que marcou o lançamento do selo comemorativo dos 50 anos do Boi de Morros contou com o apoio das seguintes personalidades:

Deputado federal Hildo Rocha

Governador Carlos Brandão

Sarney Filho

Corpo de Bombeiros do Distrito Federal

Governo do Distrito Federal (GDF)

Secretaria de Turismo do Distrito Federal

Secretaria da Cultura do Distrito Federal

Secretaria da Segurança Pública do Distrito Federal

Preservação da identidade cultural

O presidente e cantador do Boi de Morros, José Lobato, destacou o desejo de que outras gerações possam perpetuar a identidade cultural do Maranhão.

Deputado federal Hildo Rocha com José Lobato, presidente e cantador do Boi de Morros

“Quando nós confrontamos a nossa cultura com culturas de outros países a gente percebe que nada se parece com a grandeza e a beleza da cultura brasileira, com a cultura do Maranhão. Então, que venham outros 50 anos para que possamos perpetuar essa grande identidade cultural do nosso Estado. Que outras gerações possam dar continuidade a esse trabalho que melhor representa a identidade cultural do Maranhão”, enfatizou Lobato.

 

 

Você também pode gostar...