Em pronunciamento na tribuna da Câmara, nesta terça-feira, o deputado Hildo Rocha (MDB-MA) repudiou a fala preconceituosa feita em vídeo, por um parlamentar, com ataques aos nordestinos. O autor da fala preconceituosa compara os nordestinos a uma galinha depenada.
“Eu quero dizer a esse Deputado que durante o último Governo, nos 4 anos dele, nós maranhenses — eu falo aqui em nome do Maranhão porque sou representante do povo maranhense — tivemos todas rodovias federais abandonadas. E no governo do Presidente Lula, todas as rodovias federais estão sendo recuperadas e a BR-226 totalmente pavimentada. Então, no Governo do Presidente Lula, nós maranhenses, nós nordestinos, estamos sendo vistos. O Governo anterior só olhava o Sul, só olhava a Região Sul”, argumentou o parlamentar maranhense.
Avanços também na educação
Hildo Rocha destacou ainda os avanços alcançados pelo Maranhão na educação em ano e seis meses do Governo Lula. “No Governo passado, em 4 anos, houve zero creche para o Maranhão, zero escola para o Maranhão. No Governo do Presidente Lula, através do PAC, já há várias escolas e creches conveniadas, contratadas com os Municípios. Durante os 4 anos do Governo passado, houve zero avanço nos institutos federais do Maranhão. E o Governo do Presidente Lula já anunciou a criação de mais 6 novos campus do Instituto Federal do Maranhão, em apenas 1 ano e 6 meses. Isso não é migalha, Deputado. Isso se chama investimento para o desenvolvimento da população”, enfatizou.
Quem deu migalhas?
Ainda de acordo com Hildo Rocha, se compararmos os investimentos feitos no Maranhão, no governo anterior e os investimentos feitos pelo governo do presidente Lula chegaremos à conclusão de que quem dava migalhas para o nordestino, era o Governo anterior.
“Este Governo, não. Esse Governo faz investimento, respeita o povo nordestino, e, por isso, o Presidente Lula teve a maioria dos votos no Nordeste e se consagrou justamente pelas políticas voltadas ao povo mais pobre, não apenas do Nordeste, ao povo mais pobre do Brasil inteiro, durante os seus Governos e agora neste Governo também. Por isso, a aceitação do Governo do Presidente Lula entre nós é boa”, sublinhou.
Lula: o presidente que faz mais pelos pobres
Rocha disse que defende e acompanha o Presidente Lula, porque ele faz investimento em políticas públicas importantes para todos os brasileiros.
“E nós nordestinos, diferentemente, muitas vezes, de alguns goianos — não todos — reconhecemos o bem que o Presidente faz para os mais pobres. E é isso que nós devemos fazer aqui na Câmara dos Deputados: defender o interesse dos mais pobres e não gravar vídeo preconceituoso criando fake news. Não é esse o papel de um Parlamentar que se preze. Parlamentar que se preze deve produzir matérias legislativas, melhorar nossas leis e levar benefícios para os seus Estados”, enfatizou Hildo Rocha.