O Campus IFMA Itapecuru-Mirim dispõe agora de um excelente Ginásio Poliesportivo. O novo espaço dedicado a atividades desportivas, de lazer e culturais presta homenagem póstuma ao docente de Informática do Campus, Professor Dejailson Nascimento Pinheiro, falecido no último mês de junho. Familiares e amigos do homenageado também participaram da cerimônia e do descerramento da placa de inauguração do equipamento.
O ginásio é o sétimo de 12 espaços desportivos com inauguração prevista para 2024, nas unidades do Instituto, com investimentos de R$ 15 milhões oriundos de emendas parlamentares individuais e emendas de bancada alocadas por deputados federais e senadores maranhenses.
Apoio ao Instituto Federal do Maranhão
O deputado federal Hildo Rocha destacou que além do trabalho dos 21 representantes do Maranhão no Congresso Nacional que contribuíram para viabilizar os recursos financeiros, a inauguração do Ginásio Poliesportivo do Campus de Itapecuru-Mirim é fruto também da capacidade de articulação e do esforço reitor Carlos César.
“Hoje nós temos a felicidade de participar da inauguração deste lindo ginásio poliesportivo aqui no IFMA da cidade de Itapecuru Mirim que foi construído graças ao esforço coletivo da bancada parlamentar do Maranhão da legislatura passada. O reitor professor Carlos César procurou a bancada naquela época e conseguiu convencer a maioria dos 21 parlamentares maranhenses a destinarem recursos de emendas de bancada e individual para investimentos como esse para os campus do Instituto Federal do Maranhão. O deputado Hildo Rocha sempre destinou recursos de emendas individuais e de bancada para o IFMA“, destacou Hildo Rocha.
Expansão
O reitor Carlos Cesar lembrou que a inauguração do Ginásio Poliesportivo de Itapecuru-Mirim faz parte de um projeto de expansão que já possibilitou a entrega de ginásios nos campi de Bacabal, Barreirinhas, Pedreiras, Coelho Neto, Araioses e São José de Ribamar. Além dessas e de outras obras, como os refeitórios, que contribuem para dinamizar as economias locais.
“Além dessas obras, nosso planejamento prevê nova fase de expansão do IFMA, aumentando dos atuais 29 para 35 campi instalados. Dessa forma, passaremos a ser o terceiro maior instituto federal do país”, enfatizou Carlos César.
“Esse ginásio é resultado do esforço da gestão e comunidade do IFMA com a bancada maranhense, e vai fazer a diferença na vida de Itapecuru-Mirim e das cidades vizinhas”, disse Lucimeire Amorim, da Pró-reitoria de Administração (PROAD).
O Pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis (PRENAE), Maron Stanley Gomes, referiu-se aos novos ginásios dos campi como “instrumentos riquíssimos” para a promoção da permanência com êxito dos estudantes matriculados e para o fortalecimento da política de acesso do quadro discente.
“A formação técnico-profissional oferecida pelas unidades do Instituto não se resume ao conteúdo ministrado em sala de aula”, disse o pró-reitor.
“Setembro começa com a boa nova de concretização de um anseio antigo da comunidade do Campus Itapecuru-Mirim”, disse o diretor-geral Inaldo Lisboa, parafraseando o trecho inicial da canção “Sol de Primavera”, do compositor mineiro Beto Guedes.
Representando o poder executivo local, o vice-prefeito Maurício Nascimento ponderou que a parceria institucional de diferentes setores da sociedade na promoção da educação tem impacto na atração de investimentos e na geração de emprego e renda.
O empresário Benedito Mendes, vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) disse que vai solicitar aos empresários maranhenses que pressionem os atuais deputados federais e senadores a ampliarem a destinação de emendas para o IFMA e garantir o aumento da contratação de profissionais formados pelo IFMA.
A estudante Jhully Beatriz Viana, do curso de Informática, representou o corpo discente na mesa de abertura da cerimônia. Ela recordou que, logo ao ingressar no Campus Itapecuru-Mirim, em 2023, encontrou uma grande expectativa entre seus pares, em relação à obra que estava em andamento, o que a fez perceber a importância do ginásio poliesportivo para a vida estudantil.
“Essa não é apenas uma estrutura física, mas o resultado de um esforço coletivo”, disse ela, lamentando os amigos e amigas que se tornaram egressos antes de a construção ser concluída, e não puderam participar da inauguração juntamente com os demais discentes.