Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o deputado federal Hildo Rocha comemorou o anúncio do Novo PAC Seleções Cidades, ação do governo Lula que vai investir R$ 18,3 bilhões para melhoria da qualidade de vida nas cidades e no campo.
O Novo PAC Seleções Cidades, prevê investimentos em cinco modalidades: Abastecimento de Água – Rural; Urbanização de Áreas Periféricas; Prevenção a Desastres Naturais: Contenção de Encostas; Regularização Fundiária; e Renovação de Frota.
Polo Coroadinho
Rocha comemorou a inclusão de São Luís no Novo PAC Seleções Cidades nas áreas de urbanização de áreas periféricas, proteção de encostas e regularização fundiária.
“O Presidente Lula não falta ao Município de São Luís. A Prefeitura de São Luís vai celebrar um convenio com o Governo Federal de 150 milhões de reais para urbanizar o Polo do Coroadinho. Ali, será feito serviço de drenagem profunda, não vai mais haver enchentes ali depois dessa intervenção. Serão também feitos serviços de pavimentação, de paisagismo, além de outras ações em todo o território beneficiado. O projeto executivo e a proposta foram feitos pelo prefeito Eduardo Braide que esteve no ministério das cidades no mês passado com o ministro Jader Filho, eu e o deputado Cléber Verde pedindo prioridade para a obra”, destacou Hildo Rocha.
Habitações para Coroadinho
Serão destinados 86 milhões de reais para a construção de 576 habitações para os moradores do polo do Coroadinho.
“Graças a uma parceria do Governo do Presidente Lula, do governo Brandão e do Prefeito Eduardo Braide também serão construídas 576 novas moradias para população residente na poligonal do projeto traçado pelo prefeito Eduardo Braide. Sintonias como essas ajudam no desenvolvimento do nosso País”, afiançou Hildo Rocha.
Equipe competente e esforçada
Hildo Rocha lembrou que durante os 15 meses em que trabalhou no Governo do Presidente Lula, no Ministério das Cidades, ele teve a oportunidade de testemunhar o empenho da equipe do Ministro Jader Filho, e do próprio Ministro, em fazer com que se avance na prevenção de acidentes causados pela natureza, que é o caso das enchentes, das trágicas inundações que afetam centenas de Rio Grande do Sul.
“Destaco todo o esforço que foi feito pela equipe do ministro, composta por excelentes profissionais, como Leonardo Picciani, Secretário Nacional de Saneamento; Guilherme Simões, Secretário Nacional de Periferias, Denis Andia, Secretário Nacional de Mobilidade, Hailton Madureira, Secretário Nacional de Habitação e Carlos Tomé, Secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano”, sublinhou.
Rocha destacou que em prevenção a desastres da natureza vários estados serão beneficiados, principalmente o Rio Grande do Sul. “Em breve, os convênios serão firmados, não apenas para a prevenção de enchentes, mas também para a urbanização de áreas periféricas, e a construção de sistema de abastecimento em áreas rurais, entre outras ações”, destacou o parlamentar.
Investimentos em Chapadinha, Buriticupu e Açailândia
Hildo Rocha destacou ainda a destinação de mais de 60 milhões de reais, através do governo do estado e de prefeituras, para a construção de sistemas de abastecimento de água e de regularização fundiária.
“O governador Carlos Brandão, numa parceria com o Presidente Lula, fez uma proposta, que foi aprovada. Assim, o Governo do Maranhão vai construir sistemas de abastecimento de água em várias localidades da zona rural de diversos municípios maranhenses. Cidades grandes, como Chapadinha, Buriticupu, São José de Ribamar e Açailândia também serão beneficiadas principalmente com ações de regularização fundiária”, comemorou o parlamentar maranhense.