Em solenidade liderada pelo prefeito Léo Cunha, com a participação de Hildo Rocha, 520 famílias residentes na cidade de Estreito receberam gratuitamente títulos do “Programa Registro para Todos”. Os contemplados são moradores dos bairros Passagem da Volta, Vila Teco, São João, Cibrazem, Cohab e Vila Gabriel.
O programa que, de forma gratuita, entregou os títulos de propriedade aos moradores, foi idealizado pelo Prefeito Léo Cunha, juntamente com o Secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Roberto Araújo.
Léo Cunha destacou que a entrega dos títulos é a concretização de um antigo sonho da população. “Hildo, você é testemunha dessa luta antiga, você realmente sabe o valor deste ato, você sabe o quanto isso é importante para todas essas famílias porque mais que títulos estamos entrando dignidade, estamos realizando sonhos de mais de 500 famílias que não tinham papel algum do seu imóvel, mas agora elas têm a certeza de serem donas dos imóveis onde moram.”, destacou Léo Cunha.
Reurb: Base legal construída com a participação de Hildo Rocha
Hildo Rocha lembrou que a base legal para a criação do “Registro para Todos”, programa implantado em Estreito, pelo prefeito Léo Cunha, é a Lei No 13.465 de 11 de julho de 2017, que dispõe sobre Regularização Fundiária de Núcleos Urbanos informais ocupados por população de baixa renda (Reurb).
“Eu fico muito feliz em ver que uma Lei que ajudei a fazer, no âmbito do Congresso Nacional, para facilitar a Regularização Fundiária Urbana, se torna realidade em Estreito, pelas mãos do prefeito Léo Cunha. Léo fez hoje a entrega de mais de 500 títulos de propriedade registrados em cartório. Parabenizo, portanto o prefeito Léo Cunha e os vereadores por essa importante iniciativa de fazer o Reurb para beneficiar centenas de famílias que não tinham título de propriedade de suas casas”, sublinhou Hildo Rocha.
Deputado sempre atuante, sempre presente
O vereador Helismar Moreira de Freitas, também falou sobre a importância do programa de regularização fundiária implementado pelo prefeito Léo Cunha e ressaltou que Hildo Rocha tem sido um grande parceiro da gestão do prefeito Léo Cunha.
“Hoje vivenciamos um momento de alegria, um momento ímpar para a cidade de Estreito. Eu só tenho a parabenizar e agradecer ao prefeito Léo Cunha, por ele ter enviado esse projeto sobre o qual o poder legislativo se debruçou para dar o desfecho mais rápido possível e o plenário da Câmara votou a favor. Também agradecer ao nosso deputado Hildo Rocha por sua atuação, por estar sempre presente aqui em nossa cidade prestigiando e contribuindo para o desenvolvimento de Estreito”, enfatizou Helismar.
“Hildo Rocha de fato é um bom companheiro, tem história. Ele tem a sua marca registrada aqui em Estreito. Eu sempre digo Hildo você tem contribuído muito para o desenvolvimento de Estreito”, destacou o ex-prefeito Zequinha Coelho.
Uma história exemplar de lutas em prol da habitação popular
A luta do deputado Hildo Rocha em defesa da regularização fundiária e da oferta de casas populares para população de baixa renda é antiga e contabiliza resultados extraordinários.
Quando exerceu o cargo de Secretário de Estado das Cidades, durante o governo de Roseana Sarney, Hildo Rocha fez a regularização fundiária de milhares de imóveis, assegurando segurança jurídica para as famílias que ocupavam terrenos com documentação irregular onde foram edificadas as suas residências.
Na Secid, Hildo Rocha conseguiu reduzir em 10% o déficit habitacional do Maranhão. Parece pouco, mas se comparado com 6%, índice médio alcançado pelos Estados nordestinos, no mesmo período, a eficácia do trabalho realizado nesse período fica evidente.
A luta teve prosseguimento no Congresso Nacional onde Hildo Rocha trabalhou como presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio a Habitações Populares e destinou emendas que foram aplicadas na construção de aproximadamente 11 mil unidades habitacionais em diversos municípios maranhenses, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).
Programa Minha Casa, Minha Vida
Em 2023, Hildo Rocha exerceu papel relevante na recriação do Ministério das Cidades e participou da elaboração e reativação do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Como resultado do trabalho coordenado por Hildo Rocha, no Ministério das Cidades, logo no primeiro ano do governo do presidente Lula, foram entregues mais de quinhentas mil unidades do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, um feito extraordinário nunca alcançado antes na história da habitação popular no Brasil.