O autor da proposta que reformou o sistema tributário brasileiro, através da PEC 45/2019, deputado Baleia Rossi (MDB/SP),no seu pronunciamento na sessão do Congresso Nacional que promulgou a Emenda Constitucional 132, destacou o papel relevante desempenhado por Hildo Rocha na condução da PEC 45/2019 que agora foi transformada na emenda constitucional 132. O então parlamentar maranhense foi o presidente da Comissão Especial que analisou a PEC 45.
“Dia histórico. Entregamos para o povo brasileiro uma reforma tributária que vai melhorar a vida das pessoas. Com simplificação, com diminuição de impostos para os mais pobres. Hoje foi promulgada a nossa Emenda Constitucional 132 que teve a participação muito grande do deputado federal Hildo Rocha. Trabalhou muito, contribuiu, dialogou com a sociedade, dialogou com todos e hoje entregamos para o Brasil esse fato histórico de termos uma reforma tributária depois de 40 anos de discussão. Parabéns Hildo, parabéns ao Maranhão, parabéns a todos que ajudaram na Reforma Tributária” disse Baleia Rossi.
A cerimônia de promulgação teve a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Barroso; dos ministros Fernando Haddad, da Fazenda, e Simone Tebet, do Planejamento, além do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Compuseram a mesa da sessão os relatores da reforma no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), e na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), bem como o autor da PEC 45/2019, deputado Baleia Rossi (MDB-SP). Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, dirigiu a sessão.