O Secretário Executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha esteve no município de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, para reforçar a parceria entre o Ministério das Cidades e o município no que diz respeito aos serviços de saneamento ambiental que são executados pelo Samae, autarquia municipal, pioneira no atendimento de todos os quatro componentes do saneamento ambiental. O secretário destacou que, em razão da excelente administração e da notável qualificação dos profissionais da Samae, a autarquia gera dividendos, rende retorno financeiro, econômico e social para o município.
“A Samae de Jaraguá do Sul é pioneira por tradição nas ações de saneamento ambiental. A autarquia é referência porque ela oferece à população os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento do esgoto sanitário, coleta e tratamento de todos os resíduos sólidos e da gestão dos equipamentos de drenagem municipal. Trata-se, portanto, de uma entidade muito bem administrada. Os resultados confirmam o nível de excelência dessa autarquia. Os números do balanço mostram que a instituição consegue honrar todos os custos operacionais e também os custos de investimentos que foram feitos no passado e os que estão em execução. Os resultados são excelentes”, declarou Hildo Rocha.
Eficácia na prestação de serviços de saneamento ambiental
De acordo com Hildo Rocha, a Samae utiliza um sistema avançado que proporciona excelentes serviços à população de Jaraguá do Sul.
“Eles conseguem gerir os quatro componentes do saneamento com excelente qualidade. A Samae de Jaraguá do Sul tem 55 anos de existência. Temos muito a aprender com essa instituição e, por esse motivo, aceitei o convite do deputado federal Carlos Chiodini para realizar esse evento aqui em Jaraguá e aproveitar para conhecer toda a estrutura da autarquia, conversar sobre os novos projetos, ampliar conhecimentos acerca do tema e discutir a continuação do trabalho em parceria com o Ministério das Cidades”, sublinhou.
Valorização das boas ideias e das boas práticas municipais
Hildo Rocha enfatizou também que o Ministério das Cidades valoriza os bons projetos, as ideias criativas e inovadoras que resultam em benefícios para a população brasileira.
“Essa é a orientação do presidente Lula e do Ministro Jader. A gente sabe que existem projetos inovadores que podem e devem ser valorizados, incentivados e adaptados a outras regiões a outras cidades do nosso país. O presidente Lula e o ministro Jader querem que as boas ideias que nascem Brasil afora sejam replicadas no maior número de municípios do nosso país. Dessa forma, tenho visitado diversas cidades a fim de conhecer os projetos, a exemplo da visita que fiz em São Paulo, onde conheci o Projeto Favela 3D; em Santa Catarina, conheci o trabalho maravilhoso desenvolvida pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) e, em Jaraguá do Sul, também no Estado de Santa Catarina, conheci o trabalho desenvolvido pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Como resultado, colhi informações relevantes que serão discutidas no âmbito do Ministério das Cidades para que possamos aprimorá-las e, possivelmente, adapta-las e colocar em prática em inúmeras cidades brasileiras”, explicou Hildo Rocha.
Além do secretário executivo do Ministério das Cidades, também participam da visita, o deputado federal Carlos Chiodini, o deputado estadual Antídio Lunelli e o presidente do Samae, Onésimo Sell.
“Para nós, a visita do secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, juntamente com os nossos deputados Carlos Chiodini, federal, e Antídio Lunelli, é um momento importante no qual temos a oportunidade de mostrar a estrutura da nossa autarquia municipal, mostrar um pouco da nossa realidade. Atualmente nós atendemos 90% do tratamento do esgoto e estamos rumo à universalização, com mais 9%. Nos próximos 24 meses iremos investir aproximadamente 110 milhões de reais. Assim, Jaraguá do Sul vai dar mais um salto em qualidade no saneamento”, afirmou Onésimo Sell.
Ministério parceiro dos municípios
O deputado federal Carlos Chiodini agradeceu pela visita de Hildo Rocha e destacou a atuação do Ministério das Cidades no que se refere à interlocução com os prefeitos de todo o país.
“Quero agradecer a você, Hildo, em seu nome, e em nome do ministro Jader, a recepção que o governo federal tem dado aos prefeitos atendendo pessoalmente e, o que é mais válido, visitando in loco boas iniciativas que podem, de uma forma ou outra, serem incentivadas, apoiadas e também reaplicadas em todo o Brasil”, sublinhou Chiodini.
Mais de meio século de serviços prestados
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) iniciou suas atividades em 28 de maio de 1968, com o objetivo de operar, manter, conservar e explorar os serviços de água potável e de esgoto sanitários. Hoje, com mais de meio século de serviços prestados, a instituição é uma referência no setor de saneamento em Santa Catarina e no Brasil oferecendo a população daquele município os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta e tratamento dos resíduos sólidos e drenagem.