Com o objetivo de concluir várias obras de saneamento no estado do Maranhão, financiadas com recursos do governo federal e do governo estadual, o secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, organizou reunião e visita aos empreendimentos a fim de encontrar soluções para a conclusão das obras.
A reunião para analisar a situação dos contratos foi realizada na prefeitura municipal de Itapecuru-Mirim. Além de Hildo Rocha, também participaram técnicos da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, técnicos da Caixa Econômica Federal, o prefeito em exercício de Itapecuru-Mirim, Maurício Nascimento, o vice-presidente da câmara municipal, vereador Emerson Ceará e o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Marcos Aurélio Freitas.
A obra de esgotamento sanitário que está sendo executada pela Caema, na cidade de Itapecuru Mirim, está paralisada. As obras de abastecimento de água que irão permitir a universalização de abastecimento de água nas sedes de Chapadinha e Pinheiro, também realizadas pela Caema, já estão praticamente concluídas.
Após a reunião, Hildo Rocha, e os representantes das instituições que participaram do encontro, visitaram a obra de Itapecuru-Mirim. O sistema foi projetado para receber, tratar e devolver ao meio ambiente o esgoto 100% tratado.
“O desejo do presidente Lula é concluir todas as obras inacabadas, principalmente de saneamento. O governador Carlos Brandão tem o mesmo desejo que é a conclusão dessas obras nos municípios maranhenses. Ele inclusive já disponibilizou mais recursos do que o previsto para ajudar a concluir as obras. De todos os convênios de saneamento que temos com o governo do estado a mais difícil de solucionar é a de Itapecuru-Mirim. Por isso que a reunião está sendo realizada aqui. Tenho recebido total apoio do Ministro das Cidades Jader Filho para solucionar problemas como esses”, explicou Hildo Rocha.
Parceria do governo Lula com o governador Brandão
Hildo Rocha enfatizou que os recursos orçamentários que estavam previstos para o custeio da obra já estão defasados. “Durante a pandemia da Covid 19 e, principalmente no período da pós-pandemia, houve um aumento significativo nos preços da construção civil. Portanto, é necessário que seja feito um aporte orçamentário. Então, vamos trabalhar a fim de viabilizar mais um aporte de recursos da União. Quanto à possível contrapartida do Governo estadual, sei que o governador Brandão é um gestor sensível, quer que a obra seja concluída e é parceiro do governo do presidente Lula. Trata-se de uma obra viável e imprescindível para a saúde pública de Itapecuru-Mirim”, argumentou Hildo Rocha.
Ação fundamental para destravar a obra
O presidente da Caema, Marcos Aurélio Freiras, enfatizou que a reunião, seguida de visita ao local da obra, é uma iniciativa fundamental para a destravar a obra.
“A retomada dessa obra é algo que precisa ser feito com muita urgência e a vinda do secretário Hildo Rocha ao local é uma demonstração da importância que ele dá ao saneamento e nós estamos muito felizes em recebê-lo porque temos certeza absoluta de que ele é mais um aliado nessa grande luta que tem como finalidade a entrega da uma obra que é fundamental para a saúde pública da população de Itapecuru-Mirim”, afirmou Marcos Aurélio.
Iniciativa louvável
O prefeito em exercício, Maurício Nascimento, também enalteceu a iniciativa do Ministério das Cidades colocada em prática por meio do secretário executivo da instituição.
“Saneamento básico significa dignidade para as pessoas e, lamentavelmente, o Brasil é muito deficiente nesse setor. Então, a gente fica feliz porque esse projeto vai ser concluído. Somos muito gratos ao presidente Lula, ao secretário Hildo Rocha, ao Ministro Jader e ao governador Carlos Brandão. Essa ação vem ao encontro da nossa expectativa, do nosso desejo de ver sistema tão importante em funcionamento na nossa cidade”, sublinhou Maurício Nascimento.