O presidente da Comissão de Viação e Transportes, da Câmara, deputado federal Hildo Rocha participou, na manhã desta segunda-feira, 20 de junho, da inauguração de mais 9 km de vias laterais (4,5 km de cada lado) de pavimentação duplicação da BR-010, na travessia urbana da cidade de Imperatriz.
Também participaram do evento, que foi presidido pelo ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio, o vice-prefeito de Imperatriz, Alcemir Costa representando o prefeito Assis Ramos; os deputados federais, Josivaldo JP e Cleber Verde; Deoclides Macedo, prefeito de Porto Franco (ex-deputado federal); dirigentes e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Projeto fundamental para o desenvolvimento da região
Hildo Rocha destacou que a duplicação é um projeto grandioso e de fundamental importância para o desenvolvimento da região. Desde o início do primeiro mandato (em 2015) Hildo Rocha trabalha para destravar o andamento dessa obra.
“Ao longo dos anos esse projeto vem se arrastando em razão de problemas orçamentários e entraves originados por problemas de gestão própria e de outros órgãos. Felizmente, conseguimos avançar e hoje tivemos a felicidade de entregar mais um trecho. Agora, na condição de Presidente da Comissão de Viação e Transportes vou trabalhar a fim de dar mais fôlego, mais celeridade ao andamento da obra, vou colocar mais recursos para que o projeto finalmente seja concluído”, destacou o parlamentar.
Segurança para pedestres e motoristas
Iniciada em agosto de 2013, a obra foi projetada para proporcionar segurança e facilitar o fluxo de carros, pedestres, ciclistas e motociclistas. O projeto prevê a construção de oito elevados, duas pontes sobre o Rio Cacau; alargamento de pistas e reforço de duas pontes já existentes no trecho que corta a zona urbana da cidade de Imperatriz.
“As vias laterais, os viadutos e as passarelas são obras indispensáveis para a segurança dos usuários de travessias urbanas. O tráfego neste local é intenso e será bem maior quando a duplicação estiver concluída. Assim sendo, a possibilidade de acontecer acidentes aumenta. Mas, para evitar que as pessoas corram risco de se acidentarem nos cruzamentos serão feitos dois viadutos, um na entrada da cidade de Davinópolis e outros no acesso da ponte Dom Felipe Gregory, que liga o Maranhão ao Estado do Tocantins”, ressaltou Hildo Rocha.
Esforço do Governo Federal
O ministro Marcelo Sampaio falou do esforço que o Governo Federal tem feito a fim de avançar no setor da infraestrutura. “Temos que reconhecer o esforço do governo em transformar toda essa região que inclui Maranhão, Piauí e Tocantins. Esta é apenas a primeira etapa e queremos até o final do ano avançar ainda mais na BR-010. Transformar a realidade por meio das melhoras dos serviços públicos de infraestrutura. Estamos em um novo tempo para as rodovias do Maranhão. Após essas chuvas, vamos intensificar o trabalho para restauração, melhorias, da malha asfáltica do Estado”, afiançou Sampaio.