Tramita na Câmara Projeto de Lei do deputado Hildo Rocha que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a disponibilizar exames de polissonografia para pacientes que necessitam de diagnóstico e tratamento de distúrbio conhecido como apneia do sono.
De acordo com dados de um levantamento denominado Episono (Estudo Epidemiológico do Sono) um dos mais importantes projetos de investigação sobre a prevalência dos distúrbios de sono no mundo, mais de 60% da população brasileira sofre com problemas de sono e 32,9% têm apneia do sono.
“Além de inúmeros danos à saúde, a apneia pode levar a óbito. Essa doença ajuda a desenvolver a síndrome metabólica. Quem apresenta essa síndrome tem maior tendencia a ter enfarto do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outros problemas graves”, enfatizou Hildo Rocha.
Diagnóstico
O principal exame para saber se a pessoa tem apneia do sono é a polissonografia, exame não invasivo feito enquanto o paciente está dormindo. Durante o exame são verificados fatores como: atividade elétrica cerebral e muscular; movimento dos olhos; fluxo do ar pelo nariz e boca; esforço respiratório e níveis de oxigênio no sangue.
“É um exame caro e incomum que por não ser oferecido pela rede pública de saúde é inacessível para a maioria das pessoas que necessitam fazer o exame. Por esse motivo, apresentei o Projeto de Lei, que recebeu o número 3715/2021. Esse projeto, de minha autoria, assegura a realização da polissonografia pelo SUS. Dormir bem é fundamental para a saúde e para qualidade de vida de todas as pessoas”, ressaltou Hildo Rocha.