Indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para produzir uma proposta legislativa com o objetivo de apoiar o setor de transporte público urbano e semiurbano brasileiro, o deputado federal Hildo Rocha tem conversado com representantes de todos segmentos desse setor de serviços a fim de definir os melhores meios de colocar a proposta em prática.
“Rodrigo Maia me deu a missão de construir uma proposta legislativa que venha proteger o cidadão brasileiro que utiliza os serviços de metrôs, ônibus, VLT, BRT e trens urbanos e semiurbanos. Mesmo tendo adotado como estratégia ouvir todos os interessados sobre o assunto, a tarefa não tem sido fácil”, disse Hildo Rocha.
Em busca do consenso
O parlamentar maranhense já realizou várias reuniões para tratar sobre o assunto com deputados, representantes dos governadores, lideranças empresariais e dos trabalhadores do setor, representantes dos prefeitos, representantes do governo federal e líderes de diversos partidos na Câmara dos Deputados. Ontem o deputado se reuniu mais uma vez com representantes do governo federal no Palácio do Planalto para discutir os pontos mais polêmicos da sua proposta.
“Algumas informações fundamentais para que eu possa construir uma solução eficaz para o setor de transporte público urbano quem tem são as prefeituras, os governos estaduais, as entidades ligadas ao setor, o governo federal e os colegas que atuam mais diretamente nessa área. Por isso estou ouvindo todos e juntando as propostas deles às minhas ideias. Estive no Palácio do Planalto, na última quarta-feira, com os representantes dos ministérios da Economia, do Desenvolvimento Regional, da Casa Civil e da Articulação Política para chegarmos a um acordo sobre alguns pontos polêmicos”, explicou o deputado.
A sessão do Congresso Nacional que ocorreu na quarta-feira impediu a realização da sessão da Câmara dos Deputados na quarta-feira quando seria votado o projeto de lei, então na próxima semana o projeto deverá ser votado.
De acordo com Hildo Rocha a proposta de sua autoria já poderia ter sido votada, pois os pontos que não estão consensuados são mínimos. “A proposta já está amadurecida, modifiquei alguns pontos extremamente polêmicos e o que ainda tem de controverso pode ser resolvido no plenário durante a votação. Acatei várias sugestões de colegas, dos prefeitos, das entidades e do governo federal. A proposta de minha autoria garante aos usuários de transporte público a manutenção dos serviços combinado com aumento de eficiência e modernização”, garante Hildo Rocha.