Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o deputado Hildo Rocha (MDB) repercutiu a importância da construção da Inpasa, no município de Balsas, no Sul do Maranhão. A Inpasa, maior biorrefinaria de grãos da América Latina, tem como matérias-primas o milho e o sorgo, usados na produção de biocombustíveis e de óleos vegetais.
“Com a inauguração de uma moderna planta industrial da Inpasa, no município de Balsas, no sul do Estado, inicia-se um novo capítulo na história econômica do Maranhão”, enfatizou o parlamentar.
Geração de empregos
Hildo Rocha destacou que a biorrefinaria instalada em Balsas tem capacidade de processar 2 milhões de toneladas de milho e sorgo por ano, produzindo anualmente cerca de 925 milhões de litros de etanol, 490 mil toneladas de DDGS (produto para nutrição animal) e 47 mil toneladas de óleo vegetal e opera com o conceito de economia circular e com sistema de cogeração de energia a partir de biomassa, garantindo eficiência e sustentabilidade.
“Durante a fase de implantação foram gerados mais de 3 mil empregos e só na operação da indústria mais de 500 colaboradores já atuam. A expectativa é de que pelo menos 10 mil empregos indiretos serão criados em poucos meses”, destacou o parlamentar.
Apoio do governador Carlos Brandão
De acordo com Hildo Rocha a instalação em Balsas de uma unidade da maior biorrefinaria da América Latina é resultado da visão e do esforço do governador Carlos Brandão.
“Ele foi atrás desta empresa lá do Mato Grosso, para que ela se instalasse no Maranhão, e deu todas as condições necessárias para que isso acontecesse. Tudo que precisava, ele fez, para que essa indústria se instalasse no Maranhão”, disse Hildo Rocha.
Impactos positivos confirmam acerto do governo maranhense
Rocha enfatizou que os impactos positivos decorrentes da iniciativa do governador Carlos Brandão já podem ser mensurados.
“Só nos primeiros sete meses desse ano mil novas empresas já registraram CNPJ com endereço na cidade de Balsas, graças a instalação dessa indústria. E a tendência é que criadores de suínos, bovinos e frangos também se instalem no município porque a oferta de ração vai aumentar e os preços do principal insumo para a criação de animais, sem o custo do transporte, em Balsas e região certamente irão ser um atrativo à parte”, afiançou Hildo Rocha.

