Notícias
HOME »

Depois de assegurar os recursos, Hildo Rocha luta para concretizar o Aeroporto Regional de Barra do Corda

16 de Fevereiro

A implantação do Aeroporto Regional de Barra do Corda tem sido defendida pelo deputado federal Hildo Rocha desde o início do mandato. Como resultado das ações, o parlamentar conseguiu garantir a inclusão do projeto no Orçamento Geral da União, passo fundamental para a consolidação do pleito.

“Temos boas notícias. As ações que realizamos com o objetivo de assegurar a implantação desse importante empreendimento do governo federal, no nosso Estado, estão ganhando contornos de realidade. Durante audiência que tive com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, fui informado que o projeto está apto, ou seja, a nossa proposta reúne todas as condições para a sua consolidação”, afirmou Hildo Rocha.

A inclusão do projeto no Orçamento para este ano aconteceu graças ao trabalho de articulação que o parlamentar realizou como membro da Comissão Mista do Orçamento (CMO), colegiado composto por apenas 30 deputados e 10 senadores que definem as prioridades orçamentárias do governo federal.

Histórico

Em março de 2015, logo no início do mandato parlamentar, Hildo Rocha realizou a primeira ação em busca de melhorias para a aviação regional no Maranhão. Na ocasião, Rocha foi recebido em audiência pelo então ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha.

A pauta incluiu discussão acerca de projetos para melhorar as condições dos aeroportos de: Barra do Corda; Bacabal; Balsas; Barra do Corda; Barreirinhas; Carolina; Caxias; Imperatriz; Governador Nunes Freire; Pinheiro; Santa Inês; e São João dos Patos, municípios maranhenses que aguardam benefícios previstos no Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional.

Em junho de 2015, Hildo Rocha voltou a defender investimentos na infraestrutura aeroportuária do Maranhão durante audiência conjunta das comissões de Turismo e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. Na oportunidade, Rocha solicitou a liberação de equipamentos para que o aeroporto de Imperatriz possa operar com neblina e chuva.

Hildo Rocha cobra solução para problema causado por mudança no projeto Italuis

15 de Fevereiro

Um pé na folia outro na estrada. O deputado federal Hildo Rocha prestigiou o carnaval de vários municípios e ainda encontrou tempo para inspecionar obras públicas financiadas com recursos federais em diversas localidades. Uma das obras vistoriadas foi a implantação da nova adutora do Sistema Italuis. O parlamentar lembrou que a obra já deveria estar em funcionamento há três anos, mas, Flávio Dino não consegue concluir o projeto.

De acordo com Hildo Rocha, um dos fatores determinantes para o atraso na entrega foi a desastrada modificação no projeto original que foi elaborado ainda no governo de Roseana Sarney. “A modificação foi desastrosa, os canos estouraram e em consequência disso a população continua enfrentando dificuldades por causa do racionamento de água na capital do nosso estado. Agora eles tentam a todo custo voltar ao projeto original”, declarou Hildo Rocha.

Recursos Federais

Rocha destacou ainda que o dinheiro que o governo federal repassou para o Estado, por intermédio do Ministério das Cidades, mais de R$ 100 milhões, é para acabar com o racionamento de água em São Luís. “Espero que o projeto seja concretizado. Por isso, estou aqui fiscalizando a obra mais uma vez. Vamos ver como é que o governador vai resolver esse problema que foi criado por ele mesmo”, disse o parlamentar.

Rocha afirmou que se a nova adutora do Italuis não entrar em funcionamento até o mês de abril o parlamentar irá apresentar um PFC (Projeto de Fiscalização e Controle) junto a Comissão de Fiscalização da Câmara Federal.

“Isso já está passando do limite. O governo do Maranhão recebeu o dinheiro, repassado pelo governo federal, mas até agora a obra não foi concluída e a população de São Luís continua sofrendo por falta de água”, advertiu Hildo Rocha.

Recursos federais viabilizados por Hildo Rocha possibilitaram asfaltamento de ruas em Barra do Corda

12 de Fevereiro

O deputado federal Hildo Rocha vistoriou, neste fim de semana, o asfaltamento de ruas do bairro Trizidela, em Barra do Corda. A obra foi financiada com recursos federais, oriundos de convênio firmado entre a prefeitura e o Ministério das Cidades, no ano se 2014. O contrato já havia perdido a validade, mas alguns vereadores e lideranças políticas de Barra do Corda pediram o apoio do parlamentar que levou o pleito ao Ministro da Secretaria de Governo , Carlos Murun, que autorizou a revalidação do contrato e liberou os recursos para execução da obra.

 “Essa obra é uma conquista de várias pessoas que me pediram para reverter a situação e assim, assegurar os recursos necessários para que a prefeitura fizesse o asfaltamento de diversas ruas desse grande bairro de Barra de Corda. Entre as pessoas que se empenharam para a realização desse sonho destaco o próprio prefeito Eric Costa que tratou sobre o assunto, a vereadora Graça do Ivan e o nosso amigo Aristides Milhomem”, declarou Hildo Rocha.

“Estamos trabalhando, de espírito aberto, para ajudar a melhorar o padrão de vida dos moradores de Barra de Corda”, afirmou  Aristides Milhomem.

 “Barra do Corda precisa de pessoas que trabalhem para a nossa cidade cresça e evolua. Sabemos que foi o prefeito Eric quem fez, mas quem trouxe a verba foi o deputado Hildo Rocha. Portanto, eu gostaria de agradecer o deputado pelo seu empenho e olhar nossa cidade como cidade”, disse a vereadora Graça do Ivan.

 

Projeto de Hildo Rocha para a segurança pública poderá ser aprovado já no primeiro semestre

09 de Fevereiro

O Projeto de Lei 5618/2016, que propõe a criação do Cadastro Nacional de Estupradores, já foi aprovado na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) e também na Comissão de Finanças e Tributação (CFT). O autor da proposta, deputado federal Hildo Rocha, explicou que para se tornar lei o projeto ainda precisa ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e em seguida no Plenário do Senado Federal.

“A existência de um cadastro contendo as impressões digitais, DNA, fotografias e outros documentos será de grande utilidade para as polícias e para o Ministério Público, tanto nas esferas estaduais quanto no âmbito federal. Muitas vezes os estupradores, mesmo aqueles que já cumpriram penas, voltam a praticar esse tipo de crime. O cadastro será um Banco de Dados muito útil para a inteligência policial”, explicou Hildo Rocha.

Traumas

Rocha ressaltou que as vítimas de estupro ficam marcadas para o resto da vida. “Nossa proposta, se bem implementada, terá grande utilidade na segurança preventiva, contribuindo assim para a diminuição desse tipo de crime”, disse o parlamentar.

Recursos

De acordo com o deputado, as despesas de implantação e manutenção do cadastro serão custeadas pelo governo federal por meio de recursos provenientes do o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional.

Hildo Rocha começou as atividades parlamentares de 2018 focado nas obras da BR-135 e já pensa na duplicação da BR-222

08 de Fevereiro

Logo no primeiro dia de trabalho, após o recesso parlamentar, o deputado federal Hildo Rocha usou a tribuna da Câmara para repercutir o andamento das obras de duplicação da BR-135. Rocha destacou que participou da inauguração do primeiro trecho da obra que foi iniciada em 2012, mas somente no mês passado foi entregue à população. “Agora os operários trabalham no acabamento, na sinalização, na conclusão do viaduto, localizado na cidade de Bacabeira e também na restauração da pista antiga que será refeita”, destacou Hildo Rocha.

Bacabeira/Miranda

O parlamentar disse que continuará atento ao andamento da obra. “Agora, que o primeiro trecho (Estiva/Bacabeira) está praticamente pronto, iremos lutar pela continuidade do projeto que prevê a duplicação de 76 km do trecho Bacabeira/Miranda do Norte. Nós, deputados federais e senadores do Maranhão, colocamos duas emendas impositivas que possibilitaram a implantação do primeiro trecho e também asseguram recursos para a continuação da obra até Miranda do Norte”, explicou Hildo Rocha.

Duplicação da BR-222

Confiante de que a duplicação da BR-135 não voltará a enfrentar os problemas que ocasionaram as paralisações e o consequente descumprimento do cronograma, o parlamentar já empunhou a bandeira da duplicação da BR-222. “Fizemos uma indicação, que foi aprovada nesta casa, e já se encontra no Ministério dos Transportes, solicitando a confecção do projeto executivo de duplicação da BR-222, nos eixos Entroncamento/Chapadinha e Miranda do Norte/Santa Inês”, destacou.

Recursos garantidos

Hildo Rocha destacou o entendimento da bancada que concordou em destinar as emendas impositivas de bancada, durante os últimos três anos, para assegurar os recursos necessários para investimentos nas rodovias federais que compõem a malha viária do Maranhão.

Povoado Lagoa, em Matões do Norte, ganha abastecimento de água viabilizado por Hildo Rocha

07 de Fevereiro

Foi inaugurado, no último final de semana, o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água da comunidade Lagoa, no município de Matões do Norte. A obra foi executada pela Codevasf com recursos federais viabilizados pelo deputado Hildo Rocha. O sistema é composto por poço; caixa d’água; motobomba e rede de distribuição.

“Devemos essa conquista às pessoas que acreditaram, que lutaram para a obtenção desse benefício. Os moradores da comunidade, especialmente alguns jovens que tanto lutaram por essa benfeitoria, nos procuraram, por meio do Vicente Moreno. Também lutaram por esse empreendimento o Valdenê, e outros vereadores do município; a ex-vereadora Kênia e o ex-vereador Joni, enfim, um conjunto de pessoas que acreditaram e mostraram que é possível ser feito, desde que haja força de vontade”, destacou Hildo Rocha.

Felicidade

O sorriso estampado no rosto do Sr. Antônio Carlos Martins, simbolizava a felicidade das famílias beneficiadas. “A gente ia buscar água numa bica distante, trazia nos baldes, na cabeça ou então nos botijões, no lombo do jumento. Agora sim, está bom. Ter água nas torneiras era o nosso sonho. Muda muitas coisas porque água é vida água é saúde”, declarou Martins.

“Trazendo projetos como esse, deputado Hildo Rocha, as comunidades irão sim se desenvolver. Isso nos mostra o compromisso de cada um que faz parte dessa história que contribuiu para a realização desse maravilhoso projeto que é trazer água para todos”, enfatizou o presidente da Câmara de Matões, vereador Joaquim da Agricultura.

O vereador Valdenê Barros também destacou o esforço do deputado Hildo Rocha. “Muito obrigado por mais uma vez você nos ajudar a trazer benefícios para as nossas comunidades. Hoje o povo está sorrindo, com água nas torneiras. O sonho virou realidade”, disse o vereador.

“São atitudes como essa, de pessoas tão especiais, que nos fazem enxergar um novo amanhã, com um futuro melhor, mais próspero. Muito obrigada”, declarou a adolescente Fabíola Cardoso, moradora da comunidade beneficiada.

Precariedade de estrada estadual prejudica produtores do Tabuleiro de São Bernardo

06 de Fevereiro

O Tabuleiro de São Bernardo, maior complexo de irrigação do Estado foi criado com o objetivo de beneficiar irrigantes de Magalhães de Almeida, Santana do Maranhão, Araioses, São Bernardo, Tutóia, Santa Quitéria e Paulino Neves, municípios maranhenses mais afetados pela seca.

De acordo com o deputado federal Hildo Rocha, a produção dos agricultores dessas localidades seria bem melhor se não fosse a precariedade da rodovia MA-110, principal via de escoamento da produção. “Frequentemente, os caminhões que fazem o transporte dos produtos quebram os fechos de mola. Isso faz com que o custo do transporte seja caro, prejudica toda a cadeia produtiva, eleva o preço dos produtos, diminui a renda dos produtores e impede que o projeto consiga atingir todo o seu potencial produtivo”, destacou Hildo Rocha.

MA-110

A falta de conservação da MA-110, rodovia que liga São Bernardo a Magalhães de Almeida, foi denunciada por meio de vídeo postado pelo parlamentar, nas redes sociais. “Quando a gente denuncia a situação das estradas estaduais secretários do governador ficam estressados, ficam irados, outros dão até piti. Mas, não dá para esconder a falta de conservação dessa e de outras rodovias estaduais. O governador Flávio Dino não cuida das estradas maranhenses. Ele não conhece as nossas estradas, não sente o sofrimento de trafegar nas rodovias estaduais porque ele viaja só de helicóptero, de avião, de jatinho. Não anda nas rodovias estaduais”, disse Hildo Rocha.

Estudo da CNT comprova abandono das estradas estaduais

A denúncia de Hildo Rocha é apenas uma pequena amostra daquilo que a 21ª Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou em novembro /2017. O estudo mostra que 91%, dos 4.647 km de estradas percorridas pela CNT no Maranhão, apresentam algum tipo de deficiência. Estão conceituadas como ruim e péssima mais de 91% das rodovias estaduais.

Isso mostra que milhares de quilômetros separam a realidade da fantasia propagada pelo Governador Flávio Dino. Incomoda, mas é a realidade.

São Domingos: iniciada obra que garantirá Água na Lagoa de Baixo, recursos foram assegurados por Hildo Rocha

05 de Fevereiro

Em poucos dias moradores do povoado Lagoa de Baixo, em São Domingos do Maranhão, terão água nas torneiras. A obra está sendo executada pela Codevasf com recursos conseguidos pelo deputado federal Hildo Rocha. “Graças ao empenho dos deputados Hildo Rocha e Antônio Pereira conseguimos ver esse antigo pleito ser atendido. O Sistema Simplificado de Abastecimento de água, que já foi iniciado, irá beneficiar cada casa, cada morador do Povoado Lagoa de Baixo”, ressaltou o vereador Astolfo Seabra.

A ex-vereadora Rosa Cipó também foi lembrada durante os pronunciamentos. “Rosa Cipó participou ativamente dessa e de outras lutas que realizamos em busca de melhorias para o nosso município. Começamos essa luta juntos, agora, depois de algum tempo, com a graça de Deus e o decisivo apoio do deputado Hildo Rocha, que conseguiu os recursos com o governo federal estamos vendo o resultado do nosso esforço, o nosso trabalho. É a concretização de um sonho da comunidade. O deputado Antônio Pereira também caminhou conosco nessa luta”, enfatizou a vereadora Irislane Avelar.

A vereadora Rosa Cipó morreu no dia 12 de dezembro de 2015, durante o exercício do mandato que foi conquistado na eleição de 2012, quando foi eleita pela Coligação Unidos Por São Domingos.

Água Para Todos

Hildo Rocha disse que a obra faz parte das ações da Codevasf, no âmbito do Programa Água Para Todos. “A inclusão do Maranhão nesse programa aconteceu por iniciativa da então governadora Roseana Sarney que lutou junto ao governo federal e foi atendida. Mas, por falta de recursos financeiros as ações foram interrompidas. Então, quando Michel Temer assumiu, solicitamos a ele a liberação dos recursos e agora com a dedicação do Superintendente da Codevasf, Jones Braga e de toda a equipe da empresa, no Maranhão, estamos dando início a esse importante empreendimento que irá atender mais de quarenta famílias”, declarou o parlamentar.

“Agradeço, portanto, ao presidente Michel Temer que atendeu ao meu pedido tornando possível a liberação de recursos para a implantação de dezenas de Sistemas de Abastecimento de Água no Maranhão”, enfatizou Hildo Rocha.

A voz do povo em Brasília

O prefeito Zé da Folha foi representado pelo vice, Clodomirzinho. “Deputado Hildo Rocha, somos gratos pelo seu empenho, por essa força que você está nos dando. Você é a nossa voz lá em Brasília. O seu esforço, junto ao presidente Michel Temer, tem trazido satisfação para a nossa população”, destacou o vice-prefeito.

Hildo Rocha volta a cobrar construção do Centro de Hemodiálise em Chapadinha

02 de Fevereiro

Placa de identificação destruída simboliza o estado de abandono da obraNo último final de semana o deputado federal Hildo Rocha (MDB) voltou à cidade de Chapadinha onde, além de se reunir com lideranças e conceder entrevistas, vistoriou as intermináveis obras de construção do Centro de Hemodiálise e do Hospital Regional. O parlamentar constatou que a construção do Centro de Hemodiálise encontra-se totalmente abandonada.

Na mesma data em que Rocha voltou a cobrar o reinício da obra, foi registrada a quarta morte de pacientes que são forçados a enfrentarem estafante deslocamento para São Luís em busca de atendimento nos centros de hemodiálise da capital.

“Inconcebível a não conclusão dessa unidade de saúde. Toda a população desta região, que precisa fazer sessões de dialise, continua sofrendo. Parece que esse governo não gosta de gente, pois os pacientes continuam indo para Teresina e São Luís tendo que enfrentar cansativas viagens pelo menos duas vezes por semana. Essas pessoas já poderiam estar fazendo o tratamento onde moram, ou, pelo menos, mais próximo de onde residem”, lamentou Hildo Rocha.

Recursos em caixa

O deputado destacou que a governadora Roseana Sarney conseguiu o terreno com a prefeita da época, Belezinha; conseguiu os recursos financeiros, junto ao BNDES, para construir esse e outros centros de hemodiálises; elaborou o projeto e fez a terraplanagem do local onde já deveria estar funcionando a unidade de saúde.

“Só falta de apreço às pessoas justifica esse descaso. O terreno já totalmente preparado, com água, com energia elétrica e o dinheiro na conta pra fazer esse Centro de Hemodiálise. Mas, a obra está parada há três anos. Essa omissão do governador causa prejuízo para os contribuintes, penaliza a população que precisa de atendimento na rede pública de saúde”, assinalou Hildo Rocha.

Hildo Rocha defende linha de crédito especial para mototaxistas

01 de Fevereiro

Audiência com o Ministro-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, foi solicitada pelo deputado federal Hildo Rocha.

Durante reunião com o Ministro-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, o deputado federal Hildo Rocha defendeu a liberação de linha de crédito especial, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que os mototaxistas e motoboys possam adquirir financiamento para a compra de motos. “A proposta, defendida pelos profissionais do setor, que nós também defendemos, é que o BNDES faça financiamentos com recursos do Fundo de Investimentos da Amazônia (FINAM)”, explicou Hildo Rocha.

O deputado disse que caso o governo federal venha a acatar a proposta, milhares de trabalhadores e trabalhadoras que sobrevivem da atividade terão mais condições de realizar a aquisição de novos veículos fato que lhes dará mais segurança e contribuirá para a melhoria das condições de trabalho, inclusive melhorando a renda já que terão que desembolsar mensalidades menores.

O presidente da Federação Nacional dos Mototaxistas (Fenamoto) motoboys, Nonato Alves e o presidente da Associação dos Mototaxistas de Açailândia, Marco Silva, também participaram do encontro que teve ainda a participação do deputado federal Darcísio Perondi (MDB/RS).

Profissão regulamentação

A atividade dos mototaxistas, está regulamentada pela Lei 12.009, de julho de 2009. O texto abrange, além dos profissionais que transportam passageiros em motocicletas, os motoboys, que usam esse meio de transporte para entrega de mercadorias.

Isenção de IPI

Não é a primeira vez que Hildo Rocha sai em defesa da categoria. Em junho de 2016, o parlamentar apresentou Projeto de Lei 5.533/2016 propondo isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para motocicletas que sejam adquiridas para atividades de transporte de passageiros. A proposta nasceu a partir de sugestão de João Taxista, de Imperatriz.

“Neste caso, a ideia é estender para os profissionais do setor as mesmas vantagens oferecidas aos taxistas de todo o país que adquirem seus carros com isenção desse tributo”, destacou Hildo Rocha.

Página 1 de 8912345...102030...Última »
Categorias
CONECTE-SE
CADASTRE-SE

Cadastre-se e receba novidades do Hildo Rocha!

CONTATO

captcha